Espirometria

É um teste que permite aferir o fluxo de ar nas vias aéreas ou nos brônquios, que são os responsáveis pelo transporte do ar para os pulmões, comparando os resultados obtidos com os de pessoas saudáveis que tenham a mesma idade.

Com o crescimento e consagração da Medicina Ocupacional, a espirometria acompanhou a tecnologia e se manteve junto aos exames rotineiros de trabalhadores que se expõe a locais com poluição do ar.

A espirometria contribui para triagem de eventuais colaboradores que possam desenvolver doenças ocupacionais pela exposição aos poluentes. Diferente da espirometria clínica, a espirometria para triagem ocupacional não necessita de uso rotineiro de broncodilatador, a menos que seja solicitado pelo médico do trabalho.

O exame é mais simples, feito apenas a primeira fase de sopro para calcular as variáveis e concluir se está ocorrendo algum comprometimento do sistema respiratório durante o trabalho.

É um exame rotineiro na pneumologia, é possível avaliar a saúde dos pulmões tanto em investigações de doenças como a asma brônquica, como também na Medicina Ocupacional.

Vamos marcar sua Consulta Médica?

AGENDE SUA CONSULTA AGORA MESMO!