Eletroencefalograma

O exame de eletroencefalograma é um dos principais exames solicitados na prática neurológica e medicina do trabalho, serve para medir a voltagem resultante da ação (função) das células neuronais do cérebro, permitindo o seu registro através de ondas em um gráfico que posteriormente é analisado por um médico neurologista capacitado.

O eletroencefalograma é um exame que demora pouco, em média 20 minutos, e é realizado através da colocação de diversos eletrodos ao redor do crânio do paciente que se submeterá ao exame de eletroencefalograma. Ao medirem a ação neuronal, os eletrodos permitem a elaboração de um gráfico (registro das ondas de atividade cerebral), porém hoje em dia essas ondas já são plotadas diretamente no computador, que permite a avaliação da atividade cerebral em suas diferentes áreas.

Nos dias de hoje o exame de eletroencefalograma é feito, em sua maioria, com equipamentos modernos e geralmente são digitais, apresentando alta precisão e praticidade na emissão dos laudos. Apesar de datar da primeira metade do século XX, o exame de eletroencefalograma ainda é muito solicitado e, mesmo com os avanços tecnológicos muito frequentes na medicina moderna, a sua essência ainda é a mesma, bem como as suas múltiplas indicações dentro da clínica neurológica. Em comparação com outros métodos de avaliação neurológica, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, o eletroencefalograma apresenta algumas desvantagens, porém a praticidade da realização do exame, o baixo custo e a sua rapidez tornam o exame de eletroencefalograma um exame rotineiro no dia a dia da prática neurológica.

O exame de eletroencefalograma é bastante solicitado, atualmente, para a liberação do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para pacientes que estão ingressando em alguma empresa ou nova atividade, pois dependendo da sua função e dos riscos aos quais o funcionário está exposto, se faz necessário um estudo prévio da função e atividade cerebral do mesmo.
As patologias comumente avaliadas pelo eletroencefalograma são:
Epilepsia;
Avaliação de coma;
Encefalopatias;
Avaliação das doenças do sono;
Pesquisas acadêmicas.